Seg - Sex 09:00 - 21:00 Tel: +55 (51) 3225.4210contato@ceanne.com.br International Medical Care
Seg - Sex 09:00 - 21:00 Tel: +55 (51) 3225.4210contato@ceanne.com.br International Medical Care
Neurocirurgias
+ 20.000 realizadas
Consultas
+ 120.000 realizadas
Teleatendimentos
+ 20.000 realizados

Aneurisma Cerebral

Especialista em Aneurisma Cerebral em Porto Alegre

O que é aneurisma cerebral?

O aneurisma cerebral é a dilatação de parte de uma artéria cerebral. Quando esta dilatação rompe ela leva a um sangramento cerebral chamado de Hemorragia subaracnoide que, geralmente, cursa com uma dor de cabeça súbita e intensa, seguida ou não de vômitos e dor na nuca. Quando o paciente tem um aneurisma cerebral que rompeu (chamado aneurisma roto) cirurgia de urgência ou embolização do aneurisma, geralmente, é necessária. O motivo é evitar um novo sangramento do aneurisma cerebral.

Quando o aneurisma cerebral é diagnosticado incidentalmente (durante uma arteriografia, tomografia ou ressonância) e nunca sangrou, é chamado de aneurisma não roto. Para estes últimos geralmente cirurgia eletiva deve ser programada. Partindo-se do pressuposto que a incidência de aneurismas cerebrais na população varia de 1 a 10% das pessoas, presume-se que muitos aneurismas cerebrais não rompem durante toda a vida. Isso significa que alguns aneurismas não precisam de nenhum tratamento.

Para avaliar se o paciente faz parte deste grupo de pacientes com aneurisma cerebral não rotos encontrados incidentalmente e que podem ser seguidos com exames a cada 6 meses, é necessário ser realizada uma avaliação detalhada do aneurisma e todas as possibilidades serem apresentadas para o paciente. Em relação aos aneurismas cerebrais outra dúvida comum é em relação a qual o melhor tratamento para curar o aneurisma: Microcirurgia ou embolização.

Embora numerosos estudos tenham sido realizados até o momento comparando as diferentes técnicas, os dados são inconclusivos. Um dos maiores estudos já realizados (BRAT) foi favorável ao tratamento microcirúrgico, porém, deve-se levar em conta que a equipe tinha grande experiência no manejo microcirúrgico dos aneurismas cerebrais. Desta forma, considera-se que antes de ser submetido a um ou outro tratamento é importante conhecer a experiência do neurocirurgião ou do radiologista intervencionista (aquele profissional que emboliza os aneurismas cerebrais) e saber seus resultados. Devido a experiência acumulada, nossa equipe é favorável a abordagem microcirúrgica do aneurisma cerebral. Casos excepcionais são encaminhados por nossa equipe microcirúrgica para embolização.